23/11/2009

Polvo



Ainda não escrevi nada sobre o processo Face Oculta, mas é um caso exemplar do Portugal de hoje, onde estão os ingredientes todos deste "cozido á portuguesa"; governantes, autarcas, ex-ministros, filhos de políticos, quadros de empresas públicas, funcionários do estado, jornalistas, advogados, empresários e justiça.
Como todos sabemos tudo roda á volta do Estado, empresas públicas, obras públicas, subsídios, licenças, e pasme-se até a sucata.
Este estado é controlado pelo Bloco Central, uma vezes o PS outras o PSD que com os seus amigos, controlam o Estado que por sua vez directamente ou indirectamente controla as empresas e a economia, a recente Administração do BCP é um exemplo.
As empresas e empresários com menos escrúpulos fazem favores e recebem favores, existem alguns que resistem mas são pressionados, veja-se o caso da comunicação social.
A justiça é lenta e não funciona contra os grandes e poderosos, pois são eles que a controlam, fazem leis más e não reformam a justiça pois são os principais interessados na sua lentidão. Os poderosos de recurso em recurso conseguem adiar "ad iternum" a justiça.
Nos casos mediáticos recentes e são muitos quem é que já foi condenado e preso ?.... O Madoff, pois mas esse é nos Estados Unidos.
E assim continuamos alegremente a caminhar para o abismo.

0 comentários: