24/09/2009

Balanço eleitoral


Com a Campanha quase acabar e as últimas sondagens a sair e uma vez que ainda não escrevi nada sobre estas eleições, aproveito para fazer o meu balanço destes dias;
CDU-PCP
Mais do mesmo o partido da cassete mantém-se fiel a si próprio, o mesmo discurso, as mesmas caras, enfim sem surpresas... mas com o Jerónimo cada vez mais popular e simpático, vai segurar o seu eleitorado.
BLOCO
O partido do contra, apresenta algumas ideias válidas (reforçadas com as origens da crise), mas apresenta também grandes radicalismos e retrocessos impensáveis para um partido de governo, vai perder votos em relação ás europeias (efeito do voto útil).
CDS
Com um discurso popular e desta vez coerente, o Portas fez uma boa campanha, no entanto o seu passado recente no governo (péssimo) e o seu oportunismo (pisca o olho ao PSD, mas não fecha a porta ao PS) é uma grande limitação ao seu crescimento. Vai aumentar a votação e pode ser preonderante para a constituição do novo governo.
PSD
Depois de um inicio prometedor foi um tiroteio nos próprios pés acabando com o amigo Cavaco a dar uma ajudinha. O PSD tinha tudo para ganhar estas eleições e apesar da Manuela Ferreira Leite não ser nada popular, a sua imagem de seriedade e competência (um pouco á Cavaco) seria suficiente para ganhar as eleições..., não vai conseguir ganhar as eleições, mas o resultado não vai ser tão negativo como as últimas sondagens antevêm.
PS
Tinha tudo para perder as eleições, com um inicio de governo reformador, acabou numa desgraça, á mistura com casos ainda mal esclarecidos, mas com a "ajudinha" da crise mundial e a "arte" de Sócrates e a sua máquina eleitoral, vai conseguir ganhar as eleições, mas com uma margem pequena.
Com esta prevista instabilidade após eleições dava jeito um Presidente forte e com credibilidade(abalada com os últimos casos).

0 comentários: